Sistema de Amortização Constante (SAC)
Nesta opção, as parcelas do seu crédito vão diminuindo ao longo dos anos! É muito utilizado para financiamentos de longo prazo. Como a amortização é constante, o saldo devedor reduz mais rapidamente, o que vai diminuindo os juros até chegar a zero.
Sistema Francês de Amortização (Tabela PRICE)
Esta aqui é aquela modalidade em que o valor das parcelas do financiamento será sempre o mesmo. O cálculo do valor dos juros não muda e é calculado ao se aplicar a taxa ao saldo devedor. Por isso, com o tempo, os juros vão diminuindo enquanto o valor da amortização aumenta.
Portabilidade
É a transferência de um empréstimo ou financiamento de uma instituição financeira para outra. Simples assim! Essa opção serve para quem deseja reduzir a taxa de juros do contrato vigente. Basta solicitar a portabilidade e ficar atento às novas condições e possíveis despesas.
Custo Efetivo Total (CET)
Este é o dado mais importante para quem pretende contratar um financiamento. O CET corresponde a todos os custos envolvidos na operação e inclui encargos, tributos, taxas, seguros e despesas para a contratação do crédito, além dos juros. Ou seja, ele corresponde ao valor total que você pagará mensalmente.